Ao se entregar na cruz, Jesus eternizou uma grande aliança entre Deus e a humanidade, tornando a todos nós o seus filhos. E com isso, nós nos tornamos cooerdeiros com Jesus e podemos desfrutar de grandes riquezas em nossas vidas, como por exemplo: nossa vida, nossa família, nosso trabalho, nossos estudos, nossas bençãos espirituais. Porém, habitar em um mundo repleto de tentações e paixões carnais não é nada fácil. Muita das vezes, nós nos tornamos como o filho pródigo (Lc 15:11), que pede ao seu pai toda a sua herança e sai pelo mundo para curtir a sua vida. E nós, como cristão, fazemos o mesmo quando esquecemos que a noss maior riqueza é a presença do Espírito Santo e quem sem Ele nada poderemos fazer.
Na parábola do filho pródigo, o filho mais novo pede ao seu pai tudo que lhe cabia como herança ( Lc 15:12) e parte para o mundo e gasta tudo o que tinha possuído. Passando fome, humilhação, se sentindo só, assemelhasse a porcos em suas refeições. Até que o peso do pecado cai sobre si e ele começa relembrar de todas as bonanças da casa de seu pai (Lc 15:17). Arrependido e desesperado, o jovem volta para o seu antigo lar e para a sua surpresa o seu pai o recebe de braços abertos e com muita alegria ( Lc 15:20). O pai se sente tão feliz com a volta de seu filho perdido, que se disponhe a dar uma grande festa em comemoração ao retorno de seu amado filho.
Essa parábola possui 4 pontos de grande importância:
- Falta de sabedoria: Por impulsso e por alegrias momentâneas, o jovem moço deixa todo o amor do pai para aproveitar a vida e gastar toda a sua herança com os desejos carnais e se curva ao pecado (Lc 15:12). E como consequência de seus atos, ele perde tudo o que tem.
- Arrependimento: Depois de muita humilhação e solidão, sentindo o peso do pecado, o filho pródigo se arrepende pelos erros cometidos e sente um grande desejo de voltar para o seu pai.
- Atitude: Mesmo prostado e sem direção, o jovem teve a atitude de ir até seu pai e pedir perdão pelos seus atos e se humilhar para ter um pequeno espaço diante sua presença.
- Compaixão: Mesmo depois de todo o tempo e depois de tantos erros, o pai teve compaixão por seu filho mais novo e o perdoou de todo o coração. Lhe deu novas veste e trouxe o renovo para a sua vida.
Amado irmão, não importa o que você fez durante a sua vida, qual é a sua história, quanto tempo você está longe do Pai. O que importa de verdade é que Jesus está disposto a trazer o renovo para sua vida! Ao ter a mesma atitude do filho pródigo de reconhecer os seus pecados e se humilhar diante da presença de Deus, Ele vai te perdoar e te receberá de braços abertos. Deus apagará as suas trangressões e de seus pecados Ele não lembrará mais ( Isaias 44:25). Então, volte aina hoje para os braços de amor de Jesus e deixe o Espírito Santo de Deus mudar a sua vida!